Campeonato da raça crioula movimenta a cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul
![]() |
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação |
Foi dada a largada para a classificatória ao Freio de Ouro, a principal prova da raça crioula. A cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, sedia o Bocal de Ouro, que seleciona os primeiros oito cavalos que seguem na competição.
O primeiro dia da classificatória julga as características morfológicas de machos e fêmeas. Ao todo, 96 animais foram selecionados em vinte provas credenciadoras. A expectativa de Marcelo Telechêa Cairoli é grande. A égua Igualita da Reconquista, obteve nota máxima, 20,736 pontos na etapa credenciadora, disputada em Balsa Nova, no Paraná.
- É uma égua que teve diversas premiações morfológicas ao longo da carreira.Foi passaporte para Expointer, campeã égua menor e uma égua com habilidade funcional bastante expressiva. É uma prova muito difícil aqui zera tudo, o ranking. Nossa expectativa é que ela faça uma boa prova – diz o criador Marcelo Telechêa Cairoli.
Entre os machos, o destaque veio de Dom Pedrito, região sudeste do Rio Grande do Sul. Rio Bravo, da Agropecuária Viragro, obteve pontuação média de 21,580, na seletiva.
- É uma pontuação que espelha excelência morfológica e capacidade funcional. Foi uma credenciadora muito brigada, visto que os dois cavalos que ficaram também fizeram 21 pontos. Foi a mais qualificada de todas as credenciadoras. Nós temos obrigação de ter expectativa nele, mas sabemos que ele não vai correr sozinho essa prova, tem uns quatro cavalos que também andaram muito bem nas provas credenciadoras - avalia Gilberto Loureiro De Souza, diretor técnico da Viragro Agropecuária
O Bocal de Ouro é a única etapa onde participam animais inéditos na disputa ao Freio de Ouro. Nessas avaliações são revelados os novos talentos da raça crioula e a classificação morfológica tem peso importante, representa 40% da nota final.
- Existia um receio de que o cavalo crioulo fosse somente para o lado funcional. Então sempre se preocupou muito com a parte de morfologia exatamente para não deixar o cavalo crioulo se descaracterizar. Ganha força uma constante evolução, mais bonitos e mais práticos – afirma o jurado Ciro Manoel Canto de Freitas.
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos, Mauro Ferreira, diz que no Bocal de Ouro são reveladas as novas estrelas da raça.
- Daqui surgem novos craques e cavalos muito credenciados. Isso difere o Bocal das demais classificatórias. Essa turma iniciante e os animais que costumeiramente acabam nas primeiras colocações do Freio de Ouro são o grande diferencial do nosso Bocal de Ouro.
Fonte : Rural BR - Freio de Ouro
Campeonato da raça crioula movimenta a cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul
Reviewed by Unknown
on
abril 18, 2014
Rating:

Nenhum comentário: