De forma pioneira, workshop reúne em Santa Maria programas de avaliação genética das raças HB



Com o objetivo de proporcionar um intercâmbio de ideias, dando transparência e notoriedade aos programas de avaliação genética utilizados pelos criadores das raças Hereford e Braford, foi realizado nesta quinta-feira (3), no auditório da Universidade Federal de Santa Maria, o Primeiro Workshop de integração dos programas PampaPlus, Promebo e Conexão Delta G. Em sua saudação inicial, o presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Luciano Dornelles de Dorneles, agradeceu a presença de todos e falou do pioneirismo da ação ao reunir em um mesmo local especialistas dos três programas.

A atividade, que antecede a 10ª edição do Curso Internacional de Melhoramento Genético do PampaPlus, prevista para esta sexta-feira e sábado, contou com a palestra da médica veterinária Fernanda Khul, Coordenadora do Promebo. “Só tenho a agradecer a ABHB pelo convite. Para o Promebo é muito bom estar junto da Associação. Estamos sempre aprendendo e entendendo que o criador deve ser bem atendido e ter suas necessidades e expectativas correspondidas dentro do programa. Evento como este ajuda a nivelar o trabalho”, opinou.



Ela buscou mostrar como o Programa gera e disponibiliza as informações para o criador. “O nosso cliente é associado da ABHB, sua adesão é voluntária. Geralmente ele realiza o registro conosco e acaba aderindo de forma automática ao Promebo. Ele tem acesso às informações através dos relatórios gerados, cursos e eventos em que participa, além de publicações anuais como o sumário de touros, um grande difusor de informação e interesse dos programas”.

Atualmente, o Programa de Melhoramento de Bovinos de Corte da Associação Nacional de Criadores “Herd-Book Collares” atende 22 criadores de Hereford e Braford, todos situados no Rio Grande do Sul.  Destaque para duas propriedades, enfatizou Fernanda.  Na raça Hereford, a Touro Passo, localizada em Uruguaiana. Já na raça Braford, a Fazenda Santa Tereza, de Arambaré. “Elas levaram em 2017 o bicampeonato na supremacia genética do Promebo”, informou. Fundado em 1974, o Promebo possui um banco de dados com mais de 900 mil animais inscritos, entre eles as raças Hereford e Braford.

Conexão Delta G
Na sequência, foi a vez de Bernardo Pötter, presidente do CDT da Conexão Delta G, subir ao palco do auditório da Ufsm e compartilhar informações sobre a sua associação, que reúne um seleto grupo de agroempresas brasileiras distribuídas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Dentre os objetivos,  gerar e utilizar tecnologia de ponta para aumentar a rentabilidade da pecuária de corte através de melhores resultados alcançados com fertilidade, precocidades sexual, de crescimento e terminação, rendimento de carcaça e qualidade da carne.



Idealizado há mais de trinta anos, o Programa conta com a assessoria da GenSys, empresa que também é responsável pelas avaliações genéticas. “Iniciativa muito positiva essa de colocar lado a lado todos os programas de avaliação genética. O objetivo (dos três) é o mesmo: selecionar animais geneticamente superiores nas raças Hereford e Braford. O que nos diferencia é a metodologia de trabalho e o banco de dados que cada uma dispõe”. destacou Pötter. Ponto positivo para a interação com o público presente, o que possibilitou uma grande troca de ideias.

O Conexão Delta G soma hoje 17 empresas, totalizando 40 criatórios atendidos no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Destaque para o trabalho de seleção realizado há anos pela Agropecuária Caty, na raça Braford, e pela Estância Guatambu, na raça Hereford. “Wolf Genética e Estância Silêncio também têm realizado um trabalho consistente e muito primoroso”, acrescentou.


PampaPlus
Por fim, momento para o PampaPlus – Programa de Avaliação Genética da ABHB para as Raças Hereford e Braford. Coube ao consultor técnico, médico veterinário Bruno Teixeira, falar do programa oficial das raças desenvolvido pela ABHB em parceria com a Embrapa (Centros Gado de Corte e Pecuária Sul). Teixeira destacou os novos estudos desenvolvidos pela equipe sempre com foco na produção de animais mais férteis e com excelente aproveitamento de carcaças, e compartilhou com todos os resultados obtidos com o seu trabalho de doutorado, que comprovaram habilidade materna e permanência do rebanho, com as vacas conseguindo chegar até os 6 anos de idade entregando até 3 terneiros.

Um dos grandes diferenciais do PampaPlus, opinou Teixeira, é poder trabalhar na atualidade com novos critérios de seleção genética incluindo índices econômicos e novas características das fêmeas. “Trabalhamos de forma aberta, não tem sistema engessado, tem evolução na medida em que buscamos maximizar a lucratividade dos criadores que estão no programa e por isso precisam estabelecer novos critérios, como a questão sanitária, que ainda está por vir”.


O PampaPlus tem por objetivo oferecer um programa de melhoramento genético com nível técnico de excelência no cenário nacional e internacional, fornecendo informações computadorizadas de fácil e ágil acesso e manuseio para a seleção de características econômicas de interesse para as raças Hereford e Braford. Realiza as avaliações através do Programa Embrapa de Melhoramento Genético (Geneplus), utilizando um conjunto de ferramentas e softwares que facilitam o gerenciamento de informações provenientes do campo que permite o produtor realizar diversos tipos de simulações, sob diversos índices de desempenho. Assim, direciona seus acasalamentos e gera relatórios informatizados, que facilitam a condução dos trabalhos a campo.


Hoje, 64 dos mais de 300 associados espalhados pelo Brasil utilizam o PampaPlus, que fechou o ano de 2017 com 5.116 animais avaliados . O Promebo totalizou 1.165 exemplares e o Conexão Gelta G, 9.297 exemplares.

Após a explanação de todos, uma mesa redonda foi formada. Composto pelos palestrantes do dia, além do Vice-Presidente da ABHB, Eduardo Cavalcanti Eichenberg, pelos coordenadores do PampaPlus, Thais Pires Lopa e Fernando Flores Cardoso, da ABHB e Embrapa Pecuária Sul, respectivamente, e pela Superintendente do Setor de Registros da ABHB, Zilah Cheuíche, o bate-papo serviu de esclarecimento para muitos criadores.
Fonte: Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB)

De forma pioneira, workshop reúne em Santa Maria programas de avaliação genética das raças HB De forma pioneira, workshop reúne em Santa Maria programas de avaliação genética das raças HB Reviewed by Unknown on maio 03, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário: