20ª edição da Feira Nacional do Arroz tem lançamento oficial no Palácio Piratini


O maior evento do setor orizícola do Estado, a Feira Nacional do Arroz (Fenarroz), ganhou mais visibilidade nesta terça-feira (22) em cerimônia de lançamento com os representantes da cadeia produtiva agrícola gaúcha no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A solenidade oficial contou com as presenças do governador José Ivo Sartori, secretários de Estado e autoridades. Em sua 20ª edição, a Fenarroz acontece de 29 deste mês a 3 de junho em Cachoeira do Sul. 

O ambiente de negócios da Fenarroz possibilita comercialização favorável a expositores e produtores, com alcance médio de 100 mil visitantes para 300 expositores, concentrando intercâmbio entre missões empresariais e compradores internacionais. A feira ocorre desde 1941, a partir da necessidade de marcar presença com a produtividade do arroz irrigado e o estabelecimento da indústrias do setor no município. 

Atualmente, o Rio Grande do Sul concentra a maior produção de arroz entre todos os estados, atingindo 70% da safra nacional do cereal. Para o presidente da Fenarroz, Francisco de Paula Vargas Jr., há 77 anos a Fenarroz tem sua representatividade reconhecida em todo o país, não só pela amostragem do cultivo do arroz, mas pelos negócios que lá são ofertados entre produtores rurais, beneficiadores de arroz, atacadistas, importadores e exportadores e indústria de máquinas e equipamentos. “A feira também busca fornecer à comunidade do setor orizícola o aprimoramento técnico tão necessário para a evolução na produção de alimentos”, disse. 

Foi destacada a importância para o segmento da necessidade de fortalecer as discussões comerciais, linhas de financiamento e políticas de incentivo. O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Marlon Santos, citou as dificuldades pelas quais o setor passa. “Centavos para nós faltam na safra do arroz, pois temos muitas dificuldades em competir com alguns países da América do Sul. Pedimos a união de esforços para pleitear melhores condições frente a estas dificuldades”. 

Cumprimentando pela iniciativa de promover a Fenarroz no Palácio Piratini, o governador Sartori também ressaltou a situação de mercado, no qual o preço do arroz está abaixo do custo da produção, pelo menos há 12 anos. Apontou que o setor produtivo gaúcho não pode parar frente às dificuldades, pois gera emprego e renda. “O governo está fazendo a sua parte, auxiliando naquilo que é possível. A redução do ICMS foi um passo importante. Se houver um espaço para construir mais alguma coisa, também em outras áreas, será feito”, sinalizou. 

Além de atrações culturais, a feira conta com rodadas de negócios e atividades técnicas, quando serão debatidos temas como Gestão e Logística na Cadeia Produtiva do Arroz, Política Pública e Diversificação de Uso e Qualidade do Arroz, entre outros assuntos. 

Estiveram presentes ainda a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e  Direitos Humanos, Maria Helena Sartori; os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein; da  Fazenda, Luiz Antônio Bins; da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Evandro Fontana; os deputados estaduais Zilá Breitenbach e Gilmar Sossella; o prefeito de Cachoeira do Sul, Sérgio Ghignatti; o diretor técnico do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Maurício Miguel Fischer; entre outras autoridades e convidados. 
20ª edição da Feira Nacional do Arroz tem lançamento oficial no Palácio Piratini 20ª edição da Feira Nacional do Arroz tem lançamento oficial no Palácio Piratini Reviewed by Unknown on maio 23, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário: