Diversidade de raças é destaque na 38ª Expofeira de Ovinos de Verão


Em seus primeiros dias a feira, realizada em Sant’Ana do Livramento, apresentou a variedade e a qualidade genética de seu rebanho

Desde a última quinta-feira (07), leilões, julgamentos e negócios estão sendo realizados durante a 38ª Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento e movimentam o Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho. Cerca de 550 ovinos já foram comercializados, totalizando R$ 355 mil em vendas durante os três primeiros dias de remates.

A Expofeira de Ovinos de Verão traz à pista a diversidade das raças criadas no município ao rematar animais Texel, Poll Dorset e Île de France, conhecidos pela qualidade da sua carne; e ovinos lanados como o Merino Australiano e o Ideal. Incluindo também, as raças de dupla aptidão (carne e lã), que é o caso do Merino Dohne e Corriedale.

De acordo com Claudio Caldas, criador das raças Poll Dorset e Merino Dohne e proprietário da Cabanha Santa Rita, esta edição da feira reúne uma realidade que vem se fazendo presente nos campos de Sant’Ana do Livramento: propriedades rurais sendo reconhecidas através da diversidade de seu rebanho ovino. “O município já desponta quando o assunto é qualidade genética aplicada à ovinocultura. Trabalhar com uma variedade de raças, além de ampliar o mercado de comercialização do criador também traz novos olhares para Livramento”.

Propagar os ovinos criados pelas cabanhas santanenses é um dos grandes objetivos da 38ª Expofeira de Ovinos de Verão. “Livramento é o berço da ovinocultura brasileira, local que é ótimo para comercializar e expor, já que os animais que passam pela feira acabam ganhando vitrine e trazendo mais compradores e interessados em conhecer o trabalho que realizamos. Todos ganham com uma feira deste porte, para os criadores é uma oportunidade de sair do campo e apresentar seu plantel. E, quem vem prestigiar os remates, tem acesso à qualidade das raças e bom material genético”, ressalta o criador João Paulo Peixoto Magalhães, da Estância Artigas.

Além da comercialização, os ovinos também são as estrelas dos julgamentos realizados durante os dias do evento. Para o presidente da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento, Luiz Cláudio Andrade, as premiações são uma forma de valorizar o rebanho e o engajamento dos criadores locais: “os julgamentos, além da premiação e do prestígio, também concedem expressão aos criadores junto aos negócios rurais e aos futuros compradores. Afinal, sabe-se que a qualidade genética e racial de uma cabanha está atestada através dos prêmios que ela recebe. O que traz mais resultados comerciais durante a feira e fora dela”.

A programação da 38ª Expofeira de Ovinos de Verão de Sant’Ana do Livramento prossegue com remates e outras atrações, no Parque da Rural: 5º Remate Cabanha Serra Nova e Convidados (12 de Janeiro), Remate Cabanha Arvoredo (14 de Janeiro), Remate Agropecuária Vitória (15 de Janeiro), Mercotexel (23 de Janeiro), Remate Cabanha Santa Filomena e Santa Úrsula (01 de Fevereiro), Remate Cabanha Recanto da Esperança (02 de Fevereiro) e Remate Cabanha Nova Aurora (03 de Fevereiro).

 Texto: Agência Megafone - Assessoria de Comunicação da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento
Diversidade de raças é destaque na 38ª Expofeira de Ovinos de Verão Diversidade de raças é destaque na 38ª Expofeira de Ovinos de Verão Reviewed by Unknown on janeiro 20, 2016 Rating: 5

Nenhum comentário: