Foco de mormo é encontrado no RS e MTG emite alerta
![]() |
Exame deve ser feito nos animais e doença é contagiosa. / Foto: Divulgação |
Mormo é uma das doenças mais graves que ataca os equinos. Encontrado em Santa Catarina, no início do ano, a doença chegou agora ao Rio Grande do Sul. No fim da tarde de terça-feira, 2, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) divulgou um comunicado de alerta sobre a descoberta do foco no estado, sem listar em que cidade foi detectada a doença. Na nota diz ainda que a partir de , 3 de Junho, ficou proibido o transporte de animais sem comprovação de exame para mormo.
Saiba o que é a doença.
O mormo é uma doença infecto-contagiosa que acomete cavalos, mas também pode ser contraída pelos cães. Esta enfermidade é conhecida a vários séculos e no ano de 1968 foi considerada extinta no Brasil. No entanto, estudos sorológicos realizados nos anos de 1999 e 2000 detectaram a presença da doença em alguns estados do país. Já nos Estados Unidos e na Europa, esta doença foi erradica; na África e Ásia frequentemente é diagnosticada.
A infecção por esta bactéria se dá através do contato com fluídos corporais dos animais doentes, como: pus, urina, secreção nasal e fezes. Este agente pode penetrar no organismo pela via digestiva, respiratória, genital ou cutânea (através de alguma lesão), alcançando a circulação sanguínea e indo alojar-se em alguns órgãos, em especial, nos pulmões e fígado. Esta bactéria possui um período de incubação de aproximadamente 4 dias.
Tratamento e controle do mormo
O tratamento não é indicado, pois os animais permanecem infectados por toda a vida, tornando-se fontes de infecção para outros animais. Porém, quando é realizado, recomenda-se o uso de produtos a base de sulfas, em especial, sulfadiazina durante 20 dias.
O controle do mormo é baseado no isolamento da área que contém animais doentes, sacrifício destes animais positivos, isolamento e reteste dos suspeitos, cremação dos corpos dos infectados, desinfecção das instalações e todo o material que entrou em contato com os doentes. Deve também ser feito um rigoroso controle do trânsito de animais entre os estados e internacionalmente, com apresentação de resultados negativos de testes realizados até, no máximo, 15 dias antes do embarque dos animais.
Foco de mormo é encontrado no RS e MTG emite alerta
Reviewed by Unknown
on
junho 08, 2015
Rating:

Nenhum comentário: