Raça de cães Ovelheiro Gaúcho ganha destaque na Expointer
Um cachorro para auxiliar no cuidado com os rebanhos. Assim pode ser definida a Raça Ovelheiro Gaúcho, encontrada desde o Uruguai até Santa Catarina, mas principalmente no Rio Grande do Sul.
Por serem descendentes de cães de pastoreio - Cão da Serra da Estrela e Scotch Collie - os animais possuem grandes qualidades exigidas no trato com as ovelhas e sabem comandar um rebanho bovino. Conforme o diretor de marketing da Associação dos Criadores de Ovelheiro Gaúcho, Eduardo José Ely e Silva, a raça foi oficialmente reconhecida no ano de 2000 e tem por características a inteligência, a calma e, principalmente, a fidelidade e facilidade para aprender os comandos ensinados, não sendo agressivos com os animais de criação ou de estimação.
De acordo com ele, um só cachorro pode trabalhar no pastoreio de até 2 mil ovelhas de uma única vez e pode substituir o trabalho de dois peões, que podem ser remanejados para outras tarefas. “Por ser extremamente dócil, ele pode servir tanto para a lida campeira, quanto para ser domesticado”, afirma.
Ely e Silva conta que a forma dos animais “tocarem as ovelhas” é essencialmente latindo, mas também é permitido aos cães morder nos membros posteriores e eventualmente nos membros anteriores. É considerada como falta grave o cão que se mostra arredio e tímido com o dono. Um exemplar da raça pode ser adquirido a partir de R$ 300.
Texto: Rodrigo Figueiró
Edição: Redação Expointer
Raça de cães Ovelheiro Gaúcho ganha destaque na Expointer
Reviewed by Unknown
on
agosto 26, 2013
Rating:
Reviewed by Unknown
on
agosto 26, 2013
Rating:


Nenhum comentário: