Centenário do 2º Regimento de Polícia Montada de Santana do Livramento - RS


Tendo postergado as comemorações de seus 100 anos, completados neste 4 de fevereiro, o 2o Regimento de Polícia Montada da Brigada Militar em Livramento recebe reconhecimento local
Hoje, 4 de fevereiro de 2013, o 2º Regimento de Polícia Montada completa 100 anos de existência. Toda a programação alusiva à data foi transferida em respeito ao trágico acontecimento de Santa Maria, e as atividades serão desenvolvidas em nova data a ser anunciada oportunamente.
“Ao chegar aos 100 anos, o 2º Regimento de Polícia Montada agradece a todos os policiais militares que por aqui passaram e juntos auxiliaram a construir este legado, que diariamente fortifica-se, na missão de representar a instituição Brigada Militar junto à fronteira-oeste do Rio Grande do Sul. A todos que fazem parte de nossa história, muito obrigado”, diz a nota distribuída à imprensa pelo Comando da Brigada Militar. 

HISTÓRIA
Criado em 4 de fevereiro de 1913, com a missão de restabelecer a ordem e a segurança, após os incidentes por divergências ideológicas. Primeiramente, executava quase que exclusivamente o policiamento rural, com a missão de vigiar a Fronteira.
As primeiras instalações foram o Clube Republicano, localizado no centro da cidade, passando posteriormente para a Estância Velha e o atual quartel. Seu primeiro comandante foi o major Juvêncio Maximiliano de Lemos. 
PERÍODO BÉLICO
Entre os anos de 1923 e 1932, o regimento viveu um período bélico, com o emprego dos efetivos na revolução Assisista (1923) com o batismo de fogo no município de Lagoa Vermelha. Em 1924, participou da revolução Paulista. Entre os fatos mais marcantes da história do 2ºRPMon, um deles aconteceu no dia 3 de janeiro de 1925, quando, sob o comando do coronel Emílio Lúcio Esteves, comandante das tropas legalistas, lutou bravamente no Combate da Ramada, no Município de Palmeira das Missões, passagem histórica em que conquistou o adjetivo de “o Heroico”, pela bravura e ousadia demonstradas neste combate. Neste mesmo ano, lutou contra as tropas de Honório Lemes, tendo em seu histórico bélico, as participações na tomada de Santa Maria, em 1926, revolução Getulista, em 1930, e constitucionalista, em 1932. 
ENSINO
Na área instrucional, possui um dos locais mais propícios para a capacitação de policiais, conhecido internacionalmente como Centro de treinamento de patrulhamento rural. Adquirido em 1927, desde 1990 sedia os cursos de patrulhamento rural frequentados por oficiais e praças, não só da Brigada Militar, como também de membros da segurança pública da Fronteira. 
MUDANÇAS ESTRUTURAIS
Com a chegada da fase policial militar passou a denominar-se 2º Regimento de Polícia Rural Montada (1961). Em dezembro de 1968, através do decreto Nº 19.466 , recebeu a denominação de “Regimento Coronel Juvêncio”, passando a denominar-se 2º Regimento de Polícia Montada em 13 de agosto de 1974, com a nova estrutura organizacional da Instituição. 
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Localizado na fronteira-oeste do estado do Rio Grande do Sul, o Segundo Regimento tem sua sede em Sant’Ana do Livramento, compreendendo os municípios de Rosário do Sul, Alegrete, Manoel Viana, São Gabriel, Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul, com uma área de ação de 27 mil quilometros quadrados.
Está divido em sua composição em quatro esquadrões, sendo que o primeiro tem sede na cidade de Sant’Ana do Livramento, o segundo em Alegrete e um pelotão em Manoel Viana, o terceiro esquadrão em Rosário do Sul e o quarto esquadrão em São Gabriel. Dois grupamentos policiais militares estão nas cidades de Santa Margarida do Sul e Vila Nova do Sul. 
Fonte : Jornal A Plateia 
Centenário do 2º Regimento de Polícia Montada de Santana do Livramento - RS Centenário do 2º Regimento de Polícia Montada de Santana do Livramento - RS Reviewed by Unknown on fevereiro 04, 2013 Rating: 5

Nenhum comentário: